Serviço Educativo

Oficina e Exposição

É do ato da descoberta que, em grande medida, nasce a paixão pela Arqueologia.

Aqui, num espaço pedagógico integrado nas ruínas de Tongobriga, poderá descobrir o entusiasmo contagiante que esta ciência proporciona a quem a experimenta, percorrendo todas as etapas da construção do conhecimento, escavando, recolhendo, registando, analisando e classificando vestígios do passado humano. Do nosso, do seu passado!

 

Oficina inserida na zona habitacional de Tongobriga, onde são reconstituídos os três momentos cronológicos identificados na Área Arqueológica, ao longo dos 40 anos de investigação: Idade do Ferro, Época Romana e Época Medieval. Com esta atividade pretende-se que os participantes compreendam a importância da escavação arqueológica para a construção do conhecimento e apliquem os princípios do método científico na recolha, classificação e análise dos dados arqueológicos, desenvolvendo competências de iniciativa, planificação, execução e interpretação.

Uma exposição permanente no Centro Interpretativo de Tongobriga complementa a oficina, permitindo conhecer os principais aspetos diretamente relacionados com a investigação de campo: recolha, registo, interpretação e divulgação dos dados recolhidos durante uma escavação arqueológica.

 

Preçário

Visita sem Oficina – gratuita
Visita com Oficina – 2,5 Euros/Participante