Horário: De terça a domingo. Das 09h00 às 17h30.

Rua António Correia de Vasconcelos, 51

4630-095 Marco de Canaveses

Serviço Educativo

Serviço Educativo

Oficina e Exposição

O ensino profissional de arqueologia em Tongobriga é marcado pelo projeto educativo da Escola Profissional de Arqueologia (EPA).

Em setembro de 2019, a EPA e a Estação Arqueológica do Freixo conceberam um espaço pedagógico para o público que objetiva a ideologia da salvaguarda de uma área arqueológica, monumento nacional, a valorização do profissional em arqueologia e sua ligação à sociedade civil. Integra os nossos objetivos éticos a divulgação da arqueologia. O despertar desta consciência conduziu-nos à criação de um conjunto de atividades que permitem a capacitação dos nossos alunos para uma difusão da prática arqueológica.

As atividades são de cariz interdisciplinar e colaborativo entre todos os agentes educativos permitindo uma tomada de consciência dos conceitos de identidade e pertença histórica que se procura promover.

O espaço pedagógico engloba uma oficina de simulação de escavação arqueológica e uma exposição.

Na oficina, inserida na zona habitacional de Tongobriga, são recreados três dos momentos cronológicos identificados na Estação Arqueológica nos 40 anos de investigação – Idade do Ferro, Época Romana e Época Medieval. Com esta atividade pretende-se que os participantes compreendam a importância da escavação arqueológica para a construção do conhecimento e apliquem os princípios do método científico na recolha, classificação e análise dos dados arqueológicos, desenvolvendo competências de iniciativa, planificação, execução e interpretação.

A exposição é um prolongamento da oficina que permite conhecer todos os aspetos diretamente relacionados com a investigação arqueológica de campo, nomeadamente a recolha, o registo, a interpretação e a divulgação dos dados recolhidos durante uma escavação arqueológica.

O espaço pedagógico proporciona uma ligação entre o conhecimento científico, as instituições – Escola, Estação Arqueológica – e a comunidade demonstrando a sua relevância na promoção do património local.

Preçário

Visita sem Oficina – gratuita
Visita com Oficina – 2,5 Euros/Participante