Parceiros

Associação de Amigos de Tongobriga

Criada em 1993, com o objetivo de apoiar a Área Arqueológica do Freixo, cidade romana de Tongobriga, nas suas realizações e funções sociais, a Associação Amigos de Tongobriga pretende congregar todos os que direta ou indiretamente estão, estiveram ou desejam estar ligados ao estudo e divulgação deste sítio arqueológico, classificado Monumento Nacional em 1986 e desenvolve atividades culturais de divulgação de Tongobriga em Portugal e no estrangeiro.

Sede: Rua António Correia Vasconcelos, 36 – Freixo
4630-095 Marco de Canaveses

Câmara Municipal de Marco de Canaveses

Câmara Municipal de Marco de Canaveses

Largo Sacadura Cabral
4630-219 Marco de Canaveses

Telefone: 255 538 800 – Fax: 255 538 899

CerciMarco

Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, com sede em Rua da Foufa, 182, 4630-011 Avessadas, Marco de Canaveses.

CFAE MarcoCinfães

O Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Marco de Canaveses e Cinfães (CFAE MarcoCinfães), homologado por Despacho da Direção Regional de Educação do Norte, de 10 de julho de 2008, foi criado na sequência de um processo de reestruturação destas entidades ocorrido nesse mesmo ano. Resultou da junção dos anteriores Centros de Formação de Cinfães (Cenforcin) e de Marco de Canaveses (FocoMarco) e, no que respeita a serviços de formação, serve atualmente cerca de 1090 docentes e 500 não docentes. Estes profissionais da educação dividem-se por 6 agrupamentos de escolas e 3 escolas não agrupadas (1 escola secundária e 2 escolas profissionais). O CFAE MarcoCinfães tem a sua sede na Escola Secundária de Marco de Canaveses.

Escola Profissional de Arqueologia

Criada em 1990, a Escola Profissional de Arqueologia está sediada na aldeia do Freixo, Marco de Canaveses e tem como oferta formativa os cursos de Assistente de Arqueólogo, Técnico de Animação de Turismo, Técnico de Museografia e Gestão do Património e um curso CEF – Operador de Fotografia. A Escola Profissional de Arqueologia está sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte.

Junta de Freguesia do Marco

A Freguesia do Marco resulta da fusão de 5 anteriores Freguesias: Fornos, Freixo, Rio de Galinhas, São Nicolau e Tuías.

Av. Doutor Francisco Sá Carneiro, 235 – 1º – Tuías
4630-205 Marco de Canaveses

Telefone: 255534156

Universidade de Brown

Entre os anos de 2004 e 2007, o Instituto Joukowsky de Arqueologia e Mundo Antigo da Universidade de Brown, Rhode Island, Estados Unidos da América, teve uma equipa de investigadores e estudantes, liderada pelo Doutor Rudolf M. Winkes, a realizar trabalhos de escavação e investigação na Área Arqueológica do Freixo/Tongobriga.