
Oficina e Exposição
É do ato da descoberta que, em grande medida, nasce a paixão pela Arqueologia.
Aqui, num espaço pedagógico integrado nas ruínas de Tongobriga, poderá descobrir o entusiasmo contagiante que esta ciência proporciona a quem a experimenta, percorrendo todas as etapas da construção do conhecimento, escavando, recolhendo, registando, analisando e classificando vestígios do passado humano. Do nosso, do seu passado!
A oficina “Arqueólogo, do campo ao laboratório”, inserida na zona habitacional de Tongobriga, onde são reconstituídos os três momentos cronológicos identificados na Área Arqueológica, ao longo dos 40 anos de investigação: Idade do Ferro, Época Romana e Época Medieval. Com esta atividade pretende-se que os participantes compreendam a importância da escavação arqueológica para a construção do conhecimento e apliquem os princípios do método científico na recolha, classificação e análise dos dados arqueológicos, desenvolvendo competências de iniciativa, planificação, execução e interpretação.
Uma exposição permanente no Centro Interpretativo de Tongobriga complementa a oficina, permitindo conhecer os principais aspetos diretamente relacionados com a investigação de campo: recolha, registo, interpretação e divulgação dos dados recolhidos durante uma escavação arqueológica.
Preçário
Visita – 2,00 Euros/Participante